quarta-feira, 3 de junho de 2020

SONDEL - SOM DO CÉU




                                                      SONDEL - TEORIA GERAL
Buscando novas propostas para o gênero lírico, por meio da poesia, e inspirado na beleza que os Sonetos (expressão clássica da poesia) e os Cordéis (expressão popular da poesia) proporcionam, surge o estilo literário de conteúdo lírico denominado SONDEL. O sondel - de som + el, literalmente Som do céu – tem a sua gênese no ano de 2019, na Região Nordeste do Brasil, especificamente na cidade de Alexandria-Rn, pelo poeta/historiador Antônio Miranda de Freitas Júnior (1979...) cujos primeiros versos foram publicados em sua obra Êxodus in Poesia (2019). 
Representante da poesia lírica, o sondel é uma composição caracterizada tanto pela linguagem formal e informal nos versos, acompanhado pela beleza das rimas e, na maioria dos casos, o rigor da poesia erudita representado pelo uso da métrica nos versos onde, geralmente trabalha-se a redondilha maior e menor (versos de 7 e 5 sílabas), os Decassílabos (versos de 10 sílabas) e os Dodecassílabos (versos de 12 silabas poéticas). No caso dos versos decassílabos, o ritmo e a sonoridade são demarcados pela tonicidade nas sílabas poéticas, como veremos na sequência.
Quanto a estrutura estrófica, o sondel se constitui de uma quadra e mais duas estrofes, que varia conforme o modelo do sondel: quinteto, sextilha, septilha, oitava ou décima. Nesses modelos teremos no quarteto a parte introdutória do tema e a “elevação” do assunto, seguida de um desenvolvimento das ideias do pensamento do autor (duas estrofes – que varia conforme o modelo do sondel: quintilha, sextilha, septilha, oitava ou décima) terminando com uma conclusão, que aparece na última estrofe. Essa é, em geral, a estrofe "chave-de-ouro", porque estabelece significado global do poema.
Vale ressaltar que o Sondel também pode ser construído de forma livre (Sondel Livre), ou seja, fora da métrica também chamados de versos irregulares e com diferentes distribuições de rimas. No esquema livre, o Sondel se torna independente em relação as estruturas fixas da métrica, porém, se submete à forma do poema - conforme a proposta – e com a musicalidade com as rimas.

CARACTERÍSTICAS DO SONDEL

1. ESTROFES:

Estrofe é um agrupamento rítmico formado de dois ou mais versos, que, em geral, se combinam pela rima.
Na estruturação estrófica, o sondel pede 3 estrofes, sendo 1 quarteto seguido por 2 estrofes (Quintilha, Sextilhas; Septilhas. Oitavas ou Décimas).

·  Quarteto ou Quadra: estrofe formada por quatro versos.
·  Quintilha: estrofe farmada por cinco versos;
·  Sextilha: estrofe formada por seis versos.
·  Septilha: estrofe formada por sete versos.
·  Oitava: estrofe formada por oito versos.
·  Novena: estrofe formada por nove versos.
·  Décima: estrofe formada por dez versos.

2. TEMAS:

Quanto ao tema, ao assunto do sondel, este deve percorrer as 3 estrofes, ter uma chave de abertura no quarteto e um desenvolvimento e fecho nas demais estrofes. Não se pode dividir o tema do poema em partes, tratando uma no quarteto e outra nas demais estrofes. Os temas mais usuais dos sondéis são as emoções e os sentimentos.


Exemplo de Sondel (em Sextilha):


NOVA ALVORADA


No recomeço do sonho
Voltamos a acreditar  
Numa trilha renovada
Para um novo caminhar

E quando a alma sangrar
E de tudo duvidar
É hora de renascer,
Para a beleza da vida
Sem as passadas feridas
Que nos induz a sofrer!

Sei que é preciso entender
Quando a lágrima escorrer
Pela trilha que findou:
Sempre existe outro caminho
Com menos dor e espinhos
Na alvorada que raiou!


Antonio Miranda de Freitas Júnior


Um comentário:

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