SONDEL - TEORIA GERAL
Buscando novas propostas
para o gênero lírico, por meio da poesia, e inspirado na beleza que os Sonetos
(expressão clássica da poesia) e os Cordéis (expressão popular da poesia)
proporcionam, surge o estilo literário de conteúdo lírico denominado SONDEL. O
sondel - de som + el,
literalmente Som do céu – tem a sua gênese no ano de 2019, na Região Nordeste
do Brasil, especificamente na cidade de Alexandria-Rn, pelo poeta/historiador
Antônio Miranda de Freitas Júnior (1979...) cujos primeiros versos foram publicados
em sua obra Êxodus in Poesia (2019).
Representante da poesia lírica, o sondel
é uma composição caracterizada tanto pela linguagem formal e informal nos
versos, acompanhado pela beleza das rimas e, na maioria dos casos, o rigor da
poesia erudita representado pelo uso da métrica nos versos onde, geralmente
trabalha-se a redondilha maior e menor (versos de 7 e 5 sílabas), os Decassílabos
(versos de 10 sílabas) e os Dodecassílabos (versos de 12 silabas poéticas). No
caso dos versos decassílabos, o ritmo e a sonoridade são demarcados pela
tonicidade nas sílabas poéticas, como veremos na sequência.
Quanto
a estrutura estrófica, o sondel se constitui de uma quadra e mais duas
estrofes, que varia conforme o modelo do sondel: quinteto, sextilha, septilha,
oitava ou décima. Nesses modelos teremos no quarteto a parte introdutória do tema
e a “elevação” do assunto, seguida de um desenvolvimento das ideias do
pensamento do autor (duas estrofes – que varia conforme o modelo do sondel:
quintilha, sextilha, septilha, oitava ou décima) terminando com uma conclusão,
que aparece na última estrofe. Essa é, em geral, a estrofe
"chave-de-ouro", porque estabelece significado global do poema.
Vale ressaltar que o Sondel também pode
ser construído de forma livre (Sondel Livre), ou seja, fora da métrica também
chamados de versos irregulares e com diferentes distribuições de rimas. No esquema
livre, o Sondel se torna independente em relação as estruturas fixas da
métrica, porém, se submete à forma do poema - conforme a proposta – e com a musicalidade com as rimas.
CARACTERÍSTICAS DO SONDEL
1. ESTROFES:
Estrofe
é um agrupamento rítmico formado de dois ou mais versos, que, em geral, se
combinam pela rima.
Na
estruturação estrófica, o sondel pede 3 estrofes, sendo 1 quarteto seguido por
2 estrofes (Quintilha, Sextilhas; Septilhas. Oitavas ou Décimas).
·
Quarteto
ou Quadra: estrofe formada por quatro versos.
·
Quintilha:
estrofe farmada por cinco versos;
·
Sextilha:
estrofe formada por seis versos.
·
Septilha:
estrofe formada por sete versos.
·
Oitava:
estrofe formada por oito versos.
·
Novena:
estrofe formada por nove versos.
·
Décima:
estrofe formada por dez versos.
2.
TEMAS:
Quanto
ao tema, ao assunto do sondel, este deve percorrer as 3 estrofes, ter uma chave
de abertura no quarteto e um desenvolvimento e fecho nas demais estrofes. Não se
pode dividir o tema do poema em partes, tratando uma no quarteto e outra nas
demais estrofes. Os
temas mais usuais dos sondéis são as emoções e os sentimentos.
Exemplo de Sondel (em Sextilha):
NOVA
ALVORADA
No
recomeço do sonho
Voltamos
a acreditar
Numa
trilha renovada
Para
um novo caminhar
E
quando a alma sangrar
E
de tudo duvidar
É
hora de renascer,
Para
a beleza da vida
Sem
as passadas feridas
Que
nos induz a sofrer!
Sei
que é preciso entender
Quando
a lágrima escorrer
Pela
trilha que findou:
Sempre
existe outro caminho
Com
menos dor e espinhos
Na
alvorada que raiou!
Antonio Miranda de Freitas Júnior
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