Influenciada pela Literatura Modernista, e pela sociedade
moderna, os trabalhos líricos ganharam inovações nas formas de expressão
artística dentro da valorização do imediatismo. Assim, surgiram os poemetos, os
poetrix, os poemas-minutos entre outros, que se caracterizam pelo tamanho micro
e a objetividade da mensagem. Esses tipos de poemas podem ser acoplados a tela
de um celular ligado as redes sociais, assim como a leitura quase que
instantânea em apenas um olhar por serem cada vez mais curtos e micros, a
objetividade e a arte poética são o combustível desses novos textos.
Dentro desta proposta de novos rumos para a poesia, estudei
uma forma de resumir o Soneto Italiano clássico em apenas três versos! Surge
assim o SONETRIX – soneto em três versos. Exemplo de sonetrix:
LÁBIOS...
Teus lábios, encanto d’um sonho carente!
Nele, o manto deste amor, no rubro envolvente...
Teus lábios, ensaios de um beijo! Desejos...
SOLEDADE
Ah, como chorei! Chorei de intensa saudade,
Pelas paixões que exultei em minha mocidade!
Como foi vão! Do amor só sobrou solidão!
Eis a estrutura do sonetrix:
TÍTULO
__________A_________________B
__________A_________________B
_________C_____D______C_____D
Nos esquemas acima, cada letras do alfabeto represente as
rimas existentes em cada um dos versos. Comparando o esquema do sonetrix ao
esquema de um soneto Italiano clássico, teremos:
Os dois quartetos (com as rimas A & B) representado no
dístico e o os dois terceto (Com rimas C & D) representado no monóstico.
Além das rimas do soneto italiano sintetizado em três
versos, o sonetrix passa a ser a abreviação do poema clássico. O mesmo segue a
mesma estrutura clássica, no que se concerne a contagem de sílabas poéticas
(escanção dos versos), seguindo rigorosamente a métrica poética. Cada verso só
pode ser desenvolvido até 12 sílabas poéticas. Textos com mais de 12 sílabas
poéticas são considerados textos bárbaros na nomenclatura clássica, por isso
não é permitido no sonetrix passar das 12 silabas poéticas.
Apesar de ser pequeno, o sonetrix é de difícil compilação,
por causa das rimas internas e externas além da preocupação da síntese no
próprio texto. Existem três modelos de estrutura de sonetrix, onde o
diferencial está na ordem das rimas do monóstico:
MODELO A MODELO B MODELO C
TÍTULO TÍTULO TÍTULO
______A_________B
______A_________B
______A_________B
______A_________B
______A_________B
______A_________B
___C___D___C___D
___C___C___D___D
___C___D___D___C
A presente criação poética proporciona uma leitura rápida e
ao mesmo tempo fiel as estruturas clássicas da poesia, tendo como enfoque a
liberdade criativa da qual o poeta tem a licença para executá-la.
Antonio Miranda de Freitas Júnior
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